VISTO PARA PROCURA DE TRABALHO NA EUROPA

VISTO PARA PROCURA DE TRABALHO NA EUROPA

Hoje eu vou explicar para vocês uma das modalidades de visto para a Europa: o visto de procura de trabalho.

Assim como vocês já sabem, brasileiros precisam de um visto para exercer algumas atividades aqui na Europa (saiba mais).

Para quem não conhece o visto de procura de trabalho, ele serve para você procurar por um trabalho no país de sua escolha. Você é autorizado a permanecer por um tempo maior no país em questão, quando comparado ao visto de turista, e assim que conseguir um trabalho, pode começar a exercê-lo imediatamente, sem precisar passar pelo extenso processo de pedido de visto de trabalho ainda no Brasil.

Para você brasileiro que deseja vir trabalhar na Europa, e que optou por procurar pela tão sonhada vaga diretamente no país de sua escolha, o tipo de visto certo para você é o visto de procura de trabalho.

pass-2530813_1920

Este visto traz algumas vantagens comparado ao visto de turista para quem quer procurar trabalho na Europa:

1 – tempo de permanência em um país europeu: este tempo varia de país para país. No me caso, que escolhi por procurar uma vaga de emprego na Alemanha, o tempo do visto de procura de trabalho foi de 6 meses. Já para a Áustria, o tempo do visto de trabalho é de aproximadamente 1 ano.

2 – requisição do visto de trabalho: permite que você entre com o processo de pedido do visto de trabalho sem precisar voltar ao Brasil. Essa é uma vantagem muito boa. Por exemplo, se você está em um país europeu, tem um visto de procura de trabalho, fez uma entrevista de emprego e foi aprovado, você pode fazer a requisição do visto de trabalho imediatamente. Agora se você tiver um visto de turista, precisará voltar ao Brasil e fazer o pedido do visto de trabalho na embaixada do país que você escolheu para trabalhar, o que acaba dificultando as coisas e aumentando o tempo do processo.

Outra vantagem que o visto de trabalho acaba proporcionando é a possibilidade de se conseguir mais entrevistas de emprego, uma vez que você já se encontra no país que pretende trabalhar (tempo / custo de deslocamento para a entrevista).

 handshake-2056023_1920

No meu caso, quando fui pedir o meu visto de procura de trabalho para a Alemanha, eu precisei me apresentar na embaixada da Alemanha no Brasil, munido com os seguintes documentos:

– certidão de nascimento / casamento com tradução juramentada em alemão;

– histórico escolar e diplomas com tradução juramentada em alemão;

– diploma de ensino superior, validado pelo Ministério do Trabalho da Alemanha
à geralmente o Ministério do Trabalho dos países da Europa já possuem alguns cursos reconhecidos. No meu caso esse reconhecimento não existia, e eu precisei abrir o processo de validação do meu diploma de curso superior;

– comprovação de renda suficiente para o tempo de duração do visto, levando em conta moradia, alimentação e lazer na Alemanha. Pelo que me lembro o valor era de aproximadamente meio salário mínimo por mês, o que representa 650 Euros.

Assim como aconteceu comigo, mesmo que você apresente todos os documentos, não é garantido que você consiga o visto de procura de trabalho. Cada processo será minuciosamente avaliado, e dependerá de vários fatores para que você esteja apto para ter este tipo de visto.

Resumindo, o visto de procura de trabalho é uma ótima opção para quem quer procurar por um trabalho aqui na Europa. Mas lembre-se: este visto de trabalho, apesar de algumas exceções, só é disponibilizado para pessoas com nível de formação superior e especializado.

Espero que este post tenha te ajudado a esclarecer um pouco mais como é o processo para se conseguir o visto de procura de trabalho. Qualquer dúvida escreva aqui embaixo nos comentários.

Grande abraço e até o próximo post

IMAGEM: https://pixabay.com/de/zu-erreichen-suchen-karriere-job-2697951/

Comente aqui