USANDO O CARTÃO DE CRÉDITO NO EXTERIOR

USANDO O CARTÃO DE CRÉDITO NO EXTERIOR

E aí galera!! Beleza? Hoje eu vou contar para vocês sobre o uso do cartão de crédito em viagens internacionais.

O uso do cartão de crédito hoje em dia traz algumas vantagens. As administradoras de cartões oferecem programas de pontuação referentes às compras que se faz com o cartão de crédito que permitem ao cliente trocar por produtos ou serviços, como ingressos para o cinema e compra de passagens aéreas. Outra vantagem é a segurança, pois se o seu cartão de crédito for perdido ou roubado, e você informar imediatamente a administradora do cartão, você não pagará por gastos que não são seus, caso ele seja usado de forma indevida por outra pessoa.

Mas quando o assunto é viagem internacional, você deve levar em conta alguns itens. Antes da viagem você deve verificar se o seu cartão de crédito é internacional. Sem isso não será possível usar seu cartão fora do Brasil. Você deve também desbloquear o uso do seu cartão no país (es) que você pretende usá-lo.

A segunda verificação que você deve fazer é conhecer as regras de cobrança que o seu banco usa para compras no exterior:

– moeda estrangeira à independente do país que você for, o valor gasto será convertido da moeda local do país que você está visitando para a moeda dólar norte-americano, para depois ser convertido para reais. Por exemplo, se você estiver na Europa, a valor das suas compras será convertido de Euro para Dólar, para depois ser convertido para Reais.

– pagamento da fatura à a conversão de Dólar para Real acontecerá somente no dia de fechamento da fatura do seu cartão. Isso significa que a taxa de câmbio usada para a conversão será a do dia do fechamento da fatura, e não a do dia da compra. Se você estiver esperando para comprar no dia em que a cotação do Dólar estiver mais baixa, saiba que não adiantará. Além disso, se no dia do pagamento da fatura o Dólar estiver mais alto que no dia do fechamento da fatura, o banco cobrará a diferença no mês seguinte.

– taxa de câmbio à o Banco Central recomenda que os bancos usem como referência a cotação do Dólar comercial para a conversão da moeda para Reais. Mas como a recomendação é apenas para ter uma referência, a cotação varia bastante de banco para banco. Para que você economize, o certo é você realizar uma pesquisa entre os bancos para saber qual a taxa de conversão praticada, de forma que você escolha aquele que usa a taxa de conversão mais próxima ao Dólar comercial. Mas aí você pode se perguntar: e se o banco que usa a taxa mais próxima do Dólar comercial não é o mesmo daquele que eu sou correntista? Isso necessariamente não é um problema, pois alguns bancos não exigem que você seja correntista para ter um cartão de crédito.

– taxa de IOF à infelizmente, para todas as compras que você fizer no exterior com o seu cartão de crédito, será acrescida uma taxa de 6,38% ao valor do produto ou serviço, destinada ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Por exemplo, se você fizer uma compra de 100,00 Dólares, e a cotação do Dólar estiver a 3,00 Reais, o valor da sua compra foi de 300,00 Reais. Mas a este valor de 300,00 Reais será acrescentado o valor do IOF, fazendo com que o valor total da sua compra seja de 319,14 Reais.

O uso do cartão de crédito no exterior faz com que você pague um pouco a mais do que se você levar dinheiro vivo. Mas existe a questão da segurança, que faz com que você fique mais tranquilo quanto ao roubo ou perda do cartão. E também existe o programa de pontuação das administradoras de cartão, que faz com que você recupere um pouco deste “gasto” a mais com o uso do seu cartão de crédito. No fim das contas, acaba valendo à pena!

Qualquer dúvida escreva aqui embaixo nos comentários!

Um grande abraço e até o próximo post!

Comente aqui