O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE VISITAR MARIBOR – ESLOVÊNIA

O QUE VOCÊ DEVE SABER ANTES DE VISITAR MARIBOR – ESLOVÊNIA

Um guia rápido onde você encontra todas as informações necessárias para visitar Maribor na Eslovênia:
  1. Onde fica Maribor: Ela fica a aproximadamente 10 km da fronteira entre a Eslovênia e a Áustria. Fica a 127 km da capital eslovena Liubliana. E o centro urbano mais próximo dela é Graz, na Áustria, que fica a pouco mais de 50 km.
  2. Como chegar em Maribor: Maribor tem aeroporto, mas não recebe voos slovenija-trziccomerciais. Mas há outras opções. Partindo da capital Liubliana é possível ir de trem em uma viagem de aproximadamente 2 horas. Ou de carro, tanto pela rodovia principal, que vai te dar uma viagem mais rápida de aproximadamente 1 hora e 20 minutos, quanto pelas secundárias. Se você estiver com tempo, e estiver de carro, essa segunda opção é incrível, já que possibilita conhecer ainda mais a região e as paisagens mais exuberantes da Eslovênia. Vindo de Graz ou Viena as opções são as mesma: trem, rodovias ou estradas secundárias.
  3. O que você vai encontar lá: Maribor é a segunda maior cidade da Eslovênia com aproximadamente 95.000 habitantes. Ela é bem antiga, com registros históricos a partir do ano 1145. Maribor é uma cidade histórica e com boa preservação de seus marcos e monumentos históricos. Mas já sofreu bastante com guerras desde essa época, e mais recentemente na segunda guerra mundial, onde cerca de 47% da cidade foi devastada. Portanto, lá você encontra muitos pontos turísticos da história de Maribor, como monumentos, igrejas e restos da antiga muralha que protegia a cidade. Há várias atrações, principalmente provenientes da idade média. Mas mantém um espírito jovem com muitas opções para jovens com atividades desportivas, parques de recreação e muita vida noturna.BeautyPlus_20180301155211_save
  4. Como se pronuncia o nome da cidade: [mariborr]  clique aqui para ouvir.
  5. Qual idioma é falado lá: esloveno e alemão. O inglês também é falado, embora não muito comum.
  6. Quando ir para Maribor: tudo depende do foco da visita. Se o objetivo são os esportes de inverno, a melhor época é entre dezembro e fevereiro. Mas para turismo cultural a melhor época é na primavera, verão e outono, ou seja, entre os meses de março e novembro. Esta é uma época mais quente e tudo fica mais colorido. Além disto, grande parte dos festivais acontece nesse época. Mas evite o começo da primavera, os meses de março e abril, já que esta é uma época muito chuvosa.
  7. O que vestir em Maribor: também depende da época do ano e do objetivo da sua viagem. Mas no geral roupas leves e confotáveis são as mais indicadas. E conforto principalmente nos pés. Já que a maior parte do passeio será feita a pé.
  8. Principais atrações: Maribor tem muitos marcos históricos, monumentos, alguns museus, praças e um lindo parque. Para saber mais sobre o que ver e fazer em Maribor leia: O QUE VER E FAZER EM MARIBOR- ESLOVÊNIA.BeautyPlus_20180111214740_save
  9. Onde se hospedar: Maribor tem diversas opções, como hoteis, hosteis, alberges, pousadas, apartamentos, alojamentos. Nós já nos hospedamos no hostel UNI e no hotel Orel.  Os dois compartilham as instalações. Eles ficam bem no centro, ao lado da Praça do Castelo, e tem ótimo preço partindo de cerca de €40 a diária por pessoa. Para mais opções acesse: Acomodações em MariborBeautyPlus_20180111215240_save
  10. Onde comer: também há diversas opções em Maribor. Duas das que nós mais curtimos foi a Taverna no meio no parque Tivoli chamada Gostilna Pri treh ribnikih, um ótimo restaurante, entre os três melhores de Maribor, e com um preço razoável. Ótimo custo benefício, principalmente para quem quer provar o melhor da culinária local! E o outro, à beira no rio Drava, chamado Starem Mostu, ótimo para tomar uma cerveja, comer uns petiscos de bar e apreciar a vista à beira rio. Para mais opções e informações acesse: Gastronomia em Maribor.
  11. Onde comprar: lá há alguns centros comerciais e shoppings interessantes. Entre eles o shopping Europark, a galeria Gosposka, o shopping Cidade TPC e o Planet Tuš Maribor. Também há mercados de rua e feirinhas como a Tržnica Maribor e a Bolšji sejem. Para saber mais acesse: Compras em Maribor.
  12. O que comprar: Maribor e região é muito conhecida pela produção de vinhos brancos. Então vinhos eslovenos brancos são a melhor pedida para compras nesta cidade. Um dos principais lugares para comprá-los é na Old Vine House. Além disto há muito artesanato particular da região, principalmente cerâmicos que são encontrados nas feirinhas e em algumas lojinhas espalhadas pela cidade.
  13. Onde se informar: um dos principais centros de informações turísticas fica em frente a igreja Fransiscana e basílica de Maribor no endereço:  Partizanska cesta 6a, 2000 Maribor, Eslovêniasite.BeautyPlus_20180301155106_save
  14. Como se locomover: a melhor maneira de conhecer Maribor é a pé. Suas principais atrações ficam muito próximas do centro e próximas umas das outras.
  15. Costumes e tradições da região: os mariborianos tem muita influência da Áustria, como também da antiga Iugoslávia. Mas seus costumes são bem típicos e parecidos com os dos austríacos, o que dá a eles um ar um pouco mais reservado. Então costumes tipicamente brasileiros de chegar puxando papo, abraçando todo mundo, e dando aqueles dois ou três beijinhos no rosto não são muito bem aceitos na hora de socializar com os habitantes locais. Mas ainda assim eles são bastante bem humorados e gentis!
  16. O que evitar: evite princialmente o que acabei de citar acima! Evite abraçar e beijar quem você não conhece por lá. Para nós brasileiros isto é super comum. Mas para os mariborianos isto é íntimo demais e acaba sendo constrangedor. Também evite infrigir as leis e regras. Isto é muito importante para que você não tenha problemas!
  17. Assista aos vlogs da viagem para saber mais:

 

  • VLOG DE VIAGEM | VIAGEM DE BIKE | MARIBOR – ESLOVENIA | DIA 1

 

 

 

 

 

 

 

  • VLOG DE VIAGEM | VIAGEM DE BIKE | MARIBOR – ESLOVENIA | DIA 2 E 3

 

 

 

 

 

  • VLOG DE VIAGEM | MARIBOR – ESLOVÊNIA | DIA 1

 

 

 

  • VLOG DE VIAGEM | MARIBOR E LIUBLIANA – ESLOVÊNIA | DIA 2

 

Grande abraço e até o próximo post!!!

Comente aqui