QUE ATIVIDADES OS BRASILEIROS PODEM OU NÃO FAZER NA EUROPA?

QUE ATIVIDADES OS BRASILEIROS PODEM OU NÃO FAZER NA EUROPA?

Hoje eu vou contar para vocês o que os brasileiros podem ou não fazer na Europa, quando o assunto é passear, estudar ou trabalhar.

Para você brasileiro que deseja vir passear na Europa, pode ficar sossegado! Os brasileiros têm acesso livre à Europa para passear! Ou seja, não é necessário retirar um visto de turista para viajar pela Europa. Basta trazer o passaporte brasileiro, apresentar na imigração do país europeu onde você desembarcou, e está tudo certo! A única restrição imposta ao visto de turista na Europa para brasileiros está relacionado com o tempo de permanência. É permitido ao brasileiro permanecer na União Europeia por um período máximo de 3 meses, ou 90 dias. Lembrando que, quando você entra na União Europeia como turista você está impedido de estudar e trabalhar aqui! Caso você exerça uma destas atividades, sem o visto adequado, você estará infringindo as leis e corre o risco de ser deportado ou até mesmo ser preso. Então, atenção!!!

 

Se você quer estudar por aqui, você deve pedir um visto de estudante. Este visto fica vinculado ao curso no qual você vai estudar, tendo uma duração de mesmo período do curso em questão. Diferentemente do visto de turista (que não é necessário ir até a embaixada do país onde você pretende passear / estudar para pedir um visto), para o visto de estudante você deve se apresentar à embaixada do país onde se pretende estudar ainda no Brasil para iniciar o processo. Geralmente são necessários uma porção de documentos, tudo depende de país para país! Existe uma grande variedade de cursos nos quais você pode se inscrever para estudar num país europeu, desde o aprendizado do idioma, até um doutorado na universidade. Exitem muitas possibilidades que valem muito a pena!!! Além da maioria dos cursos serem excelentes, eles tem um baixo custo e outros são até de graça. Inclusive várias instituições tem bolsas exclusivas para estrangeiros. Mas este é um assunto para outro post!! 

Continuando, se o assunto é trabalhar na Europa, o processo para a aquisição do visto fica um pouco mais trabalhoso. Para você que nos acompanha no blog, provavelmente já deve ter lido sobre como se faz para conseguir um visto de trabalho aqui na Europa. Se você ainda não leu, aqui vai o link: sobre o visto de trabalho no Europa. Resumindo, para você conseguir o visto de trabalho na Europa, primeiramente você deve fazer uma entrevista de emprego e ser aprovado para a vaga na qual pretende trabalhar. Tendo essa etapa cumprida, vem então o início do processo de pedido do visto de trabalho, o qual será mais fácil ou não de ser adquirido, dependendo se você tem ou não cidadania europeia. Para você que é brasileiro e tem cidadania europeia, suas chances de conseguir um visto de trabalho no Europa aumentam significativamente! Mas é claro que também depende da sua especialização profissional e tempo de experiência, que contam muito na hora de conseguir o visto. Deem uma olhada lá no post de como é o processo um visto de trabalho na Europa que vocês vão entender melhor o processo. Ah, uma última informação! O visto de trabalho fica vinculado ao seu contrato de trabalho, e tem uma duração equivalente a ele também.

Outra opção para brasileiros é o visto de procura de trabalho. Este é um visto que dá direito ao cidadão brasilero de residir por um determinado período – que varia de país para país – para procurar emprego. Este é o visto que eu usei para conseguir trabalho aqui! Quem nos acompanha desde o início lá no canal sabe mais ou menos do que eu estou falando! Primeiro eu escolhi o país onde eu queria procurar trabalho. Depois fui na embaixada do país da minha escolha, no caso a Alemanha, levei a documentação exigida e comecei o processo. Este visto me deu o direito de permanecer por 6 (seis) meses na Alemanha até encontrar o emprego. Já se eu tivesse escolhido a Áustria para pedir o visto de  procura de trabalho, ele seria de aproximadamente 12 (doze) meses, ou 1 (um) ano.

Estes são algumas das possibildades que proporcionam aos brasileiros a oportunidade de passear, estudar ou trabalhar na Europa. Esses são os principais vistos usados por brasileiros aqui. É claro que existem vários outros. Há muitas opções! Cada caso é um caso! E cada país é uma país, com regras específicas. Além disso, mesmo para os vistos citados acima, existem inúmeras variantes…. Então, para você descobrir o melhor para o seu caso, primeiramente escolha seu país de preferência e entre em contato com a embaixada dele ainda no Brasil!!

figure-2527300_1920

A dica final que dou é: siga as regras, leve muito a sério cada uma das exigências do país onde você vai exercer qualquer atividade na Europa, seja ela passear, estudar ou trabalhar. Isto é muito importante para você garantir uma ótima passagem por esse continente incrível!

Bom pessoal, este é o post de hoje! Espero que tenha ajudado você a tirar suas dúvidas sobre o que você pode ou não fazer na Europa, relacionado à permanência nos países europeus. Qualquer dúvida é só perguntar aqui embaixo nos comentários.

 

Abraço e até o próximo post!

imagem: https://pixabay.com/de/puffer-pass-reisen-grenze-zoll-1143491/

https://pixabay.com/de/figur-polizei-lustig-witzig-2527300/

Comente aqui