OKTOBERFEST 2018 – ALEMANHA | DIA 1

OKTOBERFEST 2018 – ALEMANHA | DIA 1

Fomos para a Oktoberfest 2018 em Munique na Alemanha. Esta é nossa terceira vez por lá. E dessa vez participamos da abertura e curtimos também o segundo e o terceiro dia da edição 2018 do maior festival de cerveja do mundo. E vlogamos cada um dos dias para compartilhar com vocês toda e nossa experiência com muitas dicas.

No vídeo abaixo você confere o vlog do primeiro dia de Oktoberfest 2018.

https://www.youtube.com/watch?v=61ucqbFH6cI&feature=youtu.be

A Abertura

A Oktoberfest começa tradicionalmente no momento que o prefeito da cidade estoura o primeiro barril de chopp. Esse evento acontece às 12:00 horas em um dos barracões mais tradicionais da Oktoberfest, o Schottenhamel. Mas isto só acontece depois do primeiro, e um dos mais importantes eventos, o desfile de abertura.

O Desfile dos Anfitriões

O desfile começa tradicionalmente às 10:00 horas da manhã do primeiro sábado do festival na Josephspitalstrasse em Munique e vai até a Theresienwiese – o pátio onde acontece a Oktoberfest desde a sua primeira versão em 1810. Nesse desfile de abertura, mais conhecido como o desfile dos anfitriões, desfilam os Anfitriões, como o próprio nome diz, ou seja, os donos dos barracões de cerveja. Também desfilam os garçons dos barracões e as carruagens enfeitadas com coloridas flores com barris de cerveja, puxados por belos cavalos adornados.

Nós assistimos a esse desfile esse ano e estava muito lindo! Você também pode conferir e descobrir como foi assistindo ao nosso vlog acima.

O desfile chegou na Theresienwiese por volta das 11:20 e durou cerca de 40 minutos. Depois disso exatamente às 12:00 horas nós ouvimos o som de tambores anunciando que o prefeito havia estourado o primeiro barril de cerveja – é só a partir deste momento que o barracão Schottenhamel e todos os outros começam a servir a bebida e a comida. Nós infelizmente não conseguimos presenciar o estouro do primeiro barril de cerveja por questão de logística.

Hora do Almoço

Aqui eu tenho uma ótima dica para você que vai para a Oktoberfest na Alemanha! O primero dia do festival, que sempre acontece no sábado, é o dia com o maior fluxo de pessoas no festival. É possível assistir ao desfile em qualquer lugar no trajeto do desfile, desde a Josephspitalstrasse até mesmo dentro da Theresienwiese. O desfile chagá lá pelo portão principal. E para assistir ao estouro do primeiro barril de cerveja você precisa estar dentro do barracão onde este evento acontece, o mais cedo possível, como por exemplo, a partir das 9:00 horas da manhã. Então neste primeiro dia há duas opções, ou você opta por assistir ao desfile de abertura ou assistir azo estouro do primeiro barril de cerveja. Nós optamos este ano em assistir ao desfile.

Depois do fim do desfile, o Theresienwiese fica lotado. É quase impossível caminhar, ao menos próximo ao principal portão de entrada. Como nesta hora é bem o meio dia, as pessoas costumam se direcionar aos barracões para almoçar. Então toda aquela multidão entra nos barracões, e ainda tem aqueles que já estão dentro dos barracões. Neste primeiro dia é quase impossível conseguir lugar para almoçar em todos os barracões.

Então aqui vai mais um conselho, se você vai ficar mais dias na Oktoberfest e não estiver com muita fome, evite entrar nos barracões próximo ao meio dia até as 14:00 horas, em qualquer dia do festival, e especialmente no primeiro dia. Pois quase todas as pessoas vão para lá neste horário. Então a melhor estratégia é ir bem cedo – até as 11:30 – ou mais tarde – a partir das 14:00 horas. Outra estratégia interessante é já saber em qual barracão você quer ir e qual a localização deles antes de ir para lá. Para isso você pode assistir ao vídeo COMO ESCOLHAR O MELHOR BARRACÃO DE CERVEJA DA OKTOBERFEST DA ALEMANHA do nosso canal do Youtube.

 

No Barracão

Nós já havíamos escolhido o barracão que queríamos ficar alguns dias antes da Oktoberfest. Então quando terminou o desfile nós nos dirigimos diretamente para o barracão Schützenfestzelt. Este é o barracão que fica exatamente ao lado da estátua Baviera. Nós chegamos no barracão, que já estava lotado, às 12:30 aproximadamente. Demos algumas voltas e não encontramos lugar. Até que nos demos conta do mezanino no segundo andar. Subimos, e lá também estava lotado. Mas enquanto esperávamos vagar um lugar nós encontramos um cantinho próximo a uma parede, perto de um dos balcões de atendimento dos garçons, e ficamos por ali.

Depois de poucos minutos tivemos a ideia de pedir uma caneca de cerveja em pé mesmo. E foi possível! Isso porque a conta das bebidas e comidas não é ligada às mesas, ou seja, sempre que você faz um pedido ao garçom, seja de bebida ou comida, você paga na hora que chega a você seu pedido. Então nós pedimos nossa cerveja ali mesmo. E ficamos por ali durante duas horas até que vagou lugar para podermos sentar e almoçar. Neste barracão é servida a cerveja Lowenbräu. Sempre que você pede uma cerveja eles trazem automaticamente esta cerveja que é servida em uma caneca com capacidade de um litro. E seu custo foi de 12,20 euros cada.

Quando vagou lugar para nós à mesa, nós já estávamos no segundo litro de cerveja cada um. E nosso pedido para o almoço foi leitão assado ao molho malte, que vem acompanhado por duas bolas de massa de batata. Esta é a especialidade do barracão e é também um prato típico da Baviera. O almoço estava excelente e nos custou 27,00 euros cada.

 

A Sobremesa

Depois do almoço escolhemos como sobremesa comer algodão doce. Pedimos o tamanho grande com custo de 4 euros cada.

E assim foi nosso primeiro dia na Oktoberfest 2018 em Munique na Alemanha. Para saber mais você pode assistir ao vlog acima. E para assistir aos outros vlogs e mais vídeos das nossas aventuras na Europa, inscreva-se no nosso canal do Youtube Europa by Lu & Jean.

Comente aqui