O NATAL NA ÁUSTRIA | O NIKOLAUS E O KRAMPUS

O NATAL NA ÁUSTRIA | O NIKOLAUS E O KRAMPUS

Para continuar contando para vocês um pouco mais sobre o Natal aqui na Áustria, hoje eu vou falar sobre o Nikolaus e o Krampus, dois ilustres e super presentes personagens do Natal, tanto na Áustria como na Europa em geral.

Primeiro vou apresentá-los para vocês!

O Nikolaus é, sem mais delongas, o equivalente ao nosso Papai Noel do Brasil.  O Nikolaus é o bom velhinho, simpático, amistoso e que traz presentes para todos, a descrição exata do Papai Noel. A história é basicamente a mesma. Um bispo bonzinho que deixava presentes para as crianças pobres… e o resto da história é como vocês já sabem! Mas aqui ele é bem diferente do que aquele que conhecemos no Brasil. Aqui o Bom Velhinho é chamado de Nikolaus mesmo. Este é o nome dele em alemão. O Papai Noel em alemão se chama Weihnachtsmann e não Nikolaus. Sei que provavelmente alguns de vocês conhecem o São Nicolau ou St. Klaus (mais pro sul), mas chamamos este e o Papai Noel como a mesma pessoa, não é mesmo?! Mas aqui não tem essa não! Papai Noel é Papai 303050_1Noel e Nikolaus é Nikolaus….

Uma das coisas que diferem bem eles é a vestimenta. Ao invés de usar aquela roupa e capuz todo vermelho com detalhes brancos fofinhos e um largo cinto preto, o Nikolaus usa uma vestimenta que nos remete a um bispo da idade média. Além disso ele não tem um grande saco de presentes, e sim um cajado nas mãos. Ele mais parece uma figura religiosa do que o nosso conhecido Papai Noel da Coca-Cola!

Outra coisa que é muito diferente do nosso tradicional Papai Noel é que ele não entrega brinquedos e os tipos de presentes que estamos acostumados a vê-lo entregando. O Nikolaus presenteia as crianças com nozes, castanhas, laranjas, alguns chocolates e balas. Digamos que ele não é muito consumista!!! rsrsr

E continuando a falar do Nikolaus, aí vem a coisa mais “diferentona” – ao menos para mim – Nikolaus não vem no Natal. Nikolaus não aparece para as crianças no dia 24 ou 25 de dezembro. O Nikolaus vem entre os dias 5 e 6 de dezembro. Sim, ele não vem no natal. Mas ainda assim ele é sim uma figura Natalina. Isto tudo se explica analisando um fato que ocorreu há séculos atrás. Antes do século X o Natal era comemorado no dia 6 de dezembro. E foi exatamente neste século, século X, que a igreja católica decidiu passar o dia da comemoração de Natal para 25 de dezembro. Ou seja, na época que o Natal era comemorado no dia 6 o Nikolaus vinha no Natal. Mas, a partir do momento que as datas foram modificadas, o Nikolaus não vem mais no dia de Natal, como conhecemos. Então aqui são comemoradas as duas datas. No dia 6 de dezembro é comemorado o dia de St. Nikolaus e no dia 25, assim como por todo o mundo, é comemorado o Natal.

Agora vocês devem estar se perguntando: e quem traz os presentes no Natal?? Ou  não há presentes?? Bom, sim! Aqui os pais presenteiam os filhos sim, mas não são eles que entregam os presentes. Aqui os presentes são encontrados pelas crianças embaixo da árvore de Natal como no Brasil. E quem deixa eles lá, já que não é o Papai Noel?? Aqui as crianças acreditam que quem deixa os presentes lá é o Menino Jesus. Sim, o Menino Jesus, o aniversariante do dia que traz os presentes!!!!

Agora vocês já sabem quem é Nikolaus e a diferença entre ele e o nosso Papai Noel!! E devem estar se perguntando: E quem é o Krampus???

Bom. O Krampus é mais um figura natalina aqui na Áustria e por vários países pela Europa. O Krampus vem no mesmo dia que o Nikolaus. Mas diferente do Nikolaus, o Krampus é malvado, grosseiro e assustador. Enquanto que o papel do Nikolaus é recompensar e presentear as crianças que foram “boazinhas” e tiveram um comportamento exemplar, o Krampus vem para punir as crianças que tiveram mal comportamento e desobedeceram os pais. O Krampus é basicamente um tipo de antônimo do Nikolaus.

krampus-1054885_1920O Krampus é uma figura horrenda, peluda, tem chifres, dentes afiados e carrega varas e correntes nas mãos. Ele realmente causa muito pavor, não só nas crianças mas nos adultos também!

O Krampus e o Nikolaus são levados muito a sério por aqui! As crianças realmente acreditam na existência dos dois, e tem muito medo do Krampus. E para manter esta tradição, é muito comum em várias cidade pela Europa, nos dias 5 e 6, ter desfiles com vários Nikolaus e Krampus. Os pais costumam levar a crianças para assistir. Enquanto por um lado elas se divertem e se encantam com a simpatia do bom velhinho, por outro lado elas se apavoram com os gritos e pulos do temido Krampus.

Isso é tempo de Natal por aqui! Hoje vocês descobriram um pouco mais sobre as ricas tradições natalinas da Áustria.

Espero que tenham gostado de desbravar mais da cultura europeia!

Grande abraço!! E até o próximo!!

image: https://www.xn--kostme-6ya.com/produkt/heiliger-sankt-nikolaus-premium-kostuem.html

https://pixabay.com/de/krampus-maske-b%C3%B6se-horror-gruselig-1054885/

Comente aqui