O NATAL NA ÁUSTRIA | CELEBRAÇÃO DO ADVENTO

O NATAL NA ÁUSTRIA | CELEBRAÇÃO DO ADVENTO

Estamos em época de advento e o natal está chegando! Esta é uma época de muitos costumes e tradições aqui na Áustria. E hoje eu vou contar para vocês um pouco de como é esse tempo por aqui!!

Como vocês sabem, o Natal está chegando. E aqui na Áustria, bem como em outros países aqui na Europa, nestes dias que precedem o Natal é comemorado o Advento ou Adventfeier em alemão. Esta é uma celebração muito bonita e que talvez alguns de vocês conheçam aí no Brasil…. Ao menos nós, cristãos de berço, conhecemos desde quando éramos pequeninos. Celebração que nos deixava sempre empolgados pois sabíamos que dali alguns dias seria o tão esperado Natal!

candle-2992645_1920

Mas apesar de alguns de vocês talvez conhecerem como é no Brasil, não chega nem perto
da riqueza de detalhes, costumes e tradições de como é celebrado aqui na Áustria. Então hoje eu conto mais detalhes de como é celebrada esta data tão importante aqui!

O advento é uma celebração muito, muito antiga. Há relatos de que o Advento começou a ser celebrado entre os séculos IV e VII em vários lugares do mundo, como preparação para a festa do Natal. Para quem não conhece, esta é uma tradição muito forte para a igreja. É tempo de muita fé e esperança! Tempo de relembrar a vinda do menino Jesus. O presente de Deus dado a nós para nos salvar! Por isto, a época de Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.

box-2953722_1920

Esta celebração no Brasil está ligada somente à religião. Mas aqui, esta é uma data  comemorada por todos – feriados no calendário oficial do país. Hoje o Advento começa exatamente quatro domingo antes do Natal. Tradição que já foi um pouco diferente no passado.

Há alguns séculos o natal era comemorado no dia 6 de dezembro. Nesta época o advento já era comemorado e durava 40 dias. Eram quarenta dias pois era exatamente o tempo entre a última colheita antes do Natal – quando o inverno e neve chegam no hemisfério norte. Mas por volta do século 10 a igreja mudou a data de comemoração do natal para dia 25 de dezembro, e esta conta já não fechava mais. Então os quarenta dias foram substituídos por quatro semanas antes do natal. E assim surgiu o advento como é comemorado hoje!

 

advent-556061_1920

No Brasil também contamos o Advento desta forma, os quatro domingos que precedem o Natal. Mas aqui temos algumas curiosas tradições que não temos no Brasil! Aqui, por exemplo, em toda casa austríaca é montada uma coroa de advento, ou Adventkranz em alemão. A Adventkranz é uma coroa ou arranjo feito geralmente com ramos de pinheiro
onde são colocadas 4 velas, cada uma representando um domingo antes do natal. E são decorados com flores, musgos e fitas comumentes vermelhos e brancos. Originalmente eram 24 velas, o que já não é mais usado. E hoje é comum que todas as velas sejam todas da mesma cor. Mas tradicionalmente três velas eram de cor roxa e uma de cor rosa (representando o terceiro domingo de advento). As velas são levadas para a igreja para serem abençoadas, e então depois de montar este arranjo, no primeiro domingo de  advento, é acessa a primeira vela. A família se reúne e são cantados hinos de advento. No segundo domingo de advento, duas velas são acessas, a vela que fora acendida anteriormente e mais outra. No próximo domingo três. E por fim as quatro são acessas juntas com a chegada do Natal.

Além da coroa de Advento, outra tradição nesta época é o calendário de advento, ou  Adventskalender em alemão. O calendário de advento foi criado como uma forma de distrair as crianças até a chegada do Natal. Conta uma lenda de que uma mãe, cansada de ser questionada por seu filho de quando o Natal chegaria, teve uma grande ideia. Ela pegou 25 pequenas caixas e colocou dentro de cada uma delas um biscoito e orientou o filho de abrir a cada dia uma caixinha e comer o biscoito. E que quando todas as caixinhas estivessem abertas e os biscoitos comidos já seria o Natal.

E assim hoje é feito o calendário de advento. Uma maneira divertida de fazer a contagem regressiva para o Natal.

 

Existem diverssos modelos hoje em dia. Mas o mais comum e tradicional é feito com tecido com 25 bolsinhos enumerados de 1 a 25. E dentro de cada um dos bolsinhos são dispostos guloseimas. E no dia primeiro de dezembro ele começa a ser “executado”. A criança ou adulto, abre a cada dia um dos bolsinhos enumerado com o dia e pega sua guloseima para se deliciar. E faz isso até o dia de Natal.

Muito chocolate em 25 dias de guloseimas!!! rsrsrsrsrs Delícia de tradição!!!

Esta época é muito importante para os austríacos e deliciosa de experimentar! Existem várias tradições e costumes nesta época, mas estes são os mais fortes e comuns de se encontrar por aqui. E por isso divido esta enriquecedora experiência com vocês!!

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre a cultura e tradições austríacas conosco!

Ainda esta semana conto mais um pouco para vocês de como é esta época tão especial por aqui!

Grande abraço e bom advento para todos!!

 

IMAGEM:

https://pixabay.com/de/weihnachten-duft-zimt-gew%C3%BCrz-2984210/

https://pixabay.com/de/kerze-flamme-winter-ast-zweige-2992645/

https://pixabay.com/de/box-karte-feiern-feier-weihnachten-2953722/

https://pixabay.com/de/advent-adventskranz-adventszeit-556061/

https://pixabay.com/de/adventskalender-weihnachtsbaum-2945128/

https://pixabay.com/de/adventskalender-advent-24-geschenke-2999384/

https://pixabay.com/de/adventskalender-s%C3%A4ckcken-adventszeit-1236036/

https://pixabay.com/de/adventskalender-advent-weihnachten-1884424/

Comente aqui