MARIBOR: VALE A PENA CONHECER?

MARIBOR: VALE A PENA CONHECER?

Muita gente não conhece ou nunca ouviu falar. Este é o meu caso!! Sim! Maribor é uma2002976-maribor-locator-map cidade bem desconhecida para nós brasileiros. Mas acredite: Maribor é um grande centro urbano na Eslovênia, um dos países da antiga Iugoslávia. Maribor é, com seus aproximadamente 95.000 (noventa e cinco mil) habitantes, a segunda maior cidade da Eslovênia. Só perdendo, no quisito habitantes, para a capital Liubliana, com cerca de 280.000 (duzentos e oitenta mil) habitantes. Ela fica bem pertinho de onde moramos, cerca de 50 km de Graz. E é uma cidade fronteiriça. Fica exatamente entre a Eslovênia e a Áustria. E também é muito próxima da capital eslovena, cerca de 130 km.

Então, quando se tem a oportunidade de visitar uma cidade como Graz (segunda maior cidade da Áustria) ou Liubliana, é uma ótima pedida para completar o roteiro. Já que ela fica praticamente no meio do caminho entre estas duas cidades! Mas daí vem a dúvida: vale a pena dar uma passada em Maribor? Ou é perda de tempo?? Pois aí vai a resposta: Vale sim!!! E muito!!!

Maribor é uma cidade muito charmosa e com uma rica história. Não é à toa! Uma vez que existem relatos de um castelo ali já no ano 1145. Isto sem contar os achados da pré-história na região onde Maribor está localizada hoje.

DSCN2940.JPGEsta cidade não tem só história, mas uma longa tradição com a cerveja e o vinho. Não é por acaso que lá é possível conhecer a mais antiga videira nobre que ainda produz uvas do mundo. Videira de mais de 400 anos!

E nem falamos da arquitetura! Apesar de ter sofrido bastante durante a segunda guerra mundial, em Maribor estão ainda muito bem conservados diversos prédios de diversas épocas da arquitetura e que chamam muito a atenção, como a Torre do Tribunal, a Igreja Fransciscana e Basílica de Maribor, a Torre de Água, a Coluna da Peste e o Castelo de Betnava. Maribor tem muito a oferecer neste quesito! Como pontes, esculturas, monumentos, museus, castelos… Falando de Museus, um dos que nos chama a atenção é o Museu Regional de Maribor. Ele chama a atenção porque é lá que descobrimos mais sobres as raízes desta charmosa cidade eslovena, sua cultura e costumes.

Uma das coisas que mais gostamos nesta cidade é a praticidade de visitar quase tudo a pé. Maribor não é só pequena em quantidade de habitantes, mas também em território – ao menos considerando o centro urbano onde estão localizadas a maior parte das atrações turísticas de lá. Ou seja, cada metro quadrado deste centro é cheio de hístória e cultura!! Saindo de uma atração turística você não precisa andar muito para chegar à outra. É como um museu a céu aberto! Isto é muito legal!!!

BeautyPlus_20180111215240_saveOutras atrações interessantes são a culinária, os vinhos e as cervejas de lá! É muito curiosa a culinária de Maribor! É meio que uma mistura entre a culinária germânica e a eslava. Mesmo que você aprecie a culinária em Graz – germânica – e a de Liubliana – eslava, em Maribor você encontrará algo ainda diferente. Mesmo com a proximidade destas cidades, cada uma cultiva sua essência, com seu diferencial. E se tratando dos vinhos e cervejas, a situação é a mesma!!! Uma vez que as uvas e a cevada, das quais se derivam as cervejas e vinhos produzidos em Maribor, são plantados e colhidos na mesma região. Eles possuem um sabor único! Tudo resultado das condições geográficas e climáticas únicas de Maribor.

E por último, outro detalhe que nos faz querer visitar ainda mais Maribor, é o custo. Visitar Maribor é muito barato!!! Mesmo Maribor sendo um tanto quanto turística, seus preços são consideravelmente baixos comparando com outras cidades da Europa. Tanto a hospedagem quanto a alimentação tem um ótimo custo benefício!!!!

Então, se você curte história e aprecia um bom vinho, não perca tempo!!! Se você estiver de passagem pela Áustria ou Eslovênia, dê uma passadinha lá! Vale muito a pena!!!!

Para descobrir mais leia os próximos posts sobre Maribor e assista aos vídeos no nosso canal do Youtube!!!

Grande abraço e até o próximo post!!!!

image: https://www.worldatlas.com/eu/si/070/where-is-maribor.html

Comente aqui