COMO SE ADAPTAR A UM NOVO PAÍS?

COMO SE ADAPTAR A UM NOVO PAÍS?

Toda mudança traz desafios consigo. Seja mudar de carro, mudar de trabalho, mudar de cidade, mudar de estado civil…. E com certeza mudar de país é um desafio bem maior do que muitos destes! Principalmente se você vai morar e trabalhar em um país com língua e cultura bem diferentes da sua. É o nosso caso! Nós saímos do Brasil e nos mudamos primeiramente para a Alemanha, onde moramos por nove meses. E depois nos mudamos novamente para outro país, a Áustria, onde estamos há quase dois anos.

O maior impacto que sentimos foi na primeira mudança, na saída do Brasil. Já da Alemanha para a Áustria foi bem mais tranquilo. Pois a Áustria é praticamente a Alemanha – na verdade já foi literalmente a Alemanha em alguns momentos da história. Tanto a Alemanha quanto a Áustria falam alemão – embora boa parte da Áustria falar dialetos. Mas a língua e a cultura – derivadas da germânica – são as mesmas. Ou seja, as mesmas dificuldades! E com essa experiência de sair do Brasil, morar e trabalhar em dois outros países, eu posso compartilhar com você que está passando pelo desafio de se adaptar a um novo país,  algumas dicas para deixar tudo mais simples e leve.

people-2561053_1920.jpg

Existem vários hábitos e costumes que podem fazer a sua adaptação ser algo muito mais fácil e confortável do que você possa imaginar! Então aí vão as minhas dicas:

  • Língua – Uma das  primeiras coisas que você deve providenciar é aprender a língua do país para onde você se mudou ou vai se mudar. É claro que esse não é um processo que acontece da noite para o dia. Mas o quanto antes você começar, o quanto antes você aprende! Saber a língua é essencial para sua adaptação rápida. Mesmo que você seja fluente no inglês, se você mora em um país que não tem inglês como língua oficial, ele vai te limitar. Perdemos muito da comunicação do dia-a-dia quando não sabemos o idioma local. Pois tudo está naquela língua. Os noticiários, as placas, as gírias, isso sem contar aquelas pessoas do lugar que você morar, como um vizinho que não fala inglês. No nosso caso, vivendo na Áustria, falar inglês é bem tranquilo, mas bem limitado também. Pois por mais que aqui quase todos falem inglês, existem expressões que são difíceis de traduzir para outra língua. Ou seja, ou falamos a língua ou ficamos de fora. É o que vemos muitos brasileiros fazendo. O brasileiro vai morar na Áustria, fala inglês fluente e se recusa a aprender a língua daqui. Consequentemente nunca terá uma integração e adaptação real no país. Saber a língua é fundamental para a integração à cultura. E também para a liberdade de socializar com outras pessoas, seja com outros brasileiros e principalmente com os locais sem qualquer impecílio. Daí partimos para a próxima dica.

picnic-1208229_1920

 

  • Círculo Social – Nós, como seres sociais que somos, temos a necessidade de socializar. Quando saímos do Brasil deixamos para trás nosso círculo social. E essa é, com toda a certeza, uma das partes mais desafiantes para quem vai morar em outro país. Mas isso não precisa ser tão difícil. Assim como diz o ditado: “Nada como um novo amor para curar outro…”, faça o mesmo com seu círculo social! Construa um novo círculo social, faça novas amizades. E se for com habitantes locais melhor ainda! Assim você vence aquela sensação de saudade e solidão, pratica o novo idioma e ainda se integra à cultura local rapidamente. E em pouco tempo você se sente em casa novamente!
  • Cultura – a integração à cultura também muitas vezes é algo bem complicado. Principalmente se você for mudar para um país com uma cultura muito diferente da brasileira. Mas a integração à cultura é muitíssimo importante. Muitas vezes somos avessos a abrir portas para o desconhecido, para novos hábitos e costumes. Mas eles são de extrema importância para sua adaptação ao novo país. Como seria possível se adaptar a um país sem levar as tradições e costumes em conta?! Não que você tenha que jogar suas tradições e cotumes pela janela e incorporar 100% da cultura do país para o qual você se mudou! Mas há certos detalhes que devem ser levados em conta, até mesmo para que você não tenha problemas! Então, estar inserido em um círculo social e falar a língua local são fundamentais para este passo e este passo é fundamental para os passos anteriores!

jiangsu-orient-culture-park-2470118_1920

  • Informações – Ter informações é a melhor maneira de lidar com o que é desconhecido! Procure se informar sobre tudo. Leia jornais, assista noticiários, converse com outras pessoas. Procure saber ao máximo sobre leis, costumes, regras, tudo o que você conseguir. Pois acredite, numa situação de vida de estrangeiro, às vezes informações simples de como comprar um pão podem fazer muita diferença. Ter informações fará você não ter receio de coisas novas, te ajudarão a aprender o novo idioma com mais facilidade, vão fazer toda a diferença na hora de construir um novo círculo de amizades e te deixarão mais à vontade para se integrar à nova cultura! Então procure conversar primeiramente com outros brasileiros que você conheça que já tiveram a experiência de morar em outro país. De preferência brasileiros que moraram ou moram no país e/ou cidade para o qual você se mudou ou vai se mudar. A troca de experiências e informações sempre ajudam na hora de enfrentar novos desafios! Não se limite somente a outros brasileiros. As informações de pessoas locais geralmente são mais precisas e garantidas. Obviamente quem nasceu lá e vive lá desde sempre vai saber mais!

engagement-1718244_1920

Então, estas são algumas dicas de como você pode facilitar seu proceso de adaptação a um novo país. Espero que estas informações te ajudem nessa nova fase que você vai passar ou está passando!

Um grande abraço e até o próximo post!!

 

IMAGE:

https://pixabay.com/de/jiangsu-orient-culture-park-2470118/

https://pixabay.com/de/picknick-im-freien-familie-freunde-1208229/

https://pixabay.com/de/menschen-mann-frau-h%C3%A4nde-halten-2561053/

https://pixabay.com/de/hyazinthe-blume-duftblume-schild-772390/

Este post tem um comentário

Comente aqui