COMO LEVAR ANIMAIS PARA A EUROPA | DOCUMENTOS E PROCESSO

COMO LEVAR ANIMAIS PARA A EUROPA | DOCUMENTOS E PROCESSO

Já falamos aqui sobre transportar cães a gatos no avião. E hoje vou contar pra você todos os detalhes da documentação necessária para entrar com seu pet na União Europeia. Tudo sobre como levar animais para a Europa.

A diferença de levar animais para a Europa e os outros lugares é que aqui é exigida a sorologia de raiva. Ou seja, exige-se um exame de sangue para comprovar se o animal está vacinado e está respondendo às vacinas contra a raiva ou não. Esse é um exame de sangue feito em um laboratório muito específico – quando fizemos o processo com nossas gatas, o sangue foi enviado de Curitiba, onde morávamos, para São Paulo (onde fica o único laboratório com autorização para fazer este exame no Brasil).

E todo o processo demora bastante tempo! Então o ideal é começar o processo com uns seis meses de antecedência. Porque sempre tem o risco de não dar certo. Por vezes a documentação pode dar errado, ou o exame não comprovar a reação à vacina anti-rábica e ser necessário refazê-la. O principal quesito para garantir um resultado acertado é ter todas as vacinas em dia para fazer o exame. E a vacina tem que estar dentro da validade no período da viagem. Caso a vacina do seu animal vença dentro deste período e só falte um ou dois meses para o vencimento, o que os veterinários recomendam é que ela seja antecipada.

levar animais para a europa - cães e gatos

Depois de trinta dias da última vacina anti-rábica é feita a coleta do sangue para ser enviada para o laboratório autorizado pela União Europeia para fazer o exame. O resultado normalmente demora mais trinta dias para ficar pronto. O que nos dá um prazo de 60 dias (dois meses) só nesta etapa do processo. Depois que sai o resultado, e estando dentro do esperado, daí sim que é iniciada a preparação da documentação!

A próxima fase, depois de um exame positivo, é o período de “quarentena”, que na verdade é de 90 dias. Isso!!! Depois de vacinar, são 30 dias de espera para a coleta do sangue, depois mais 30 dias para o resultado do exame e por último mais 90 dias de “quarentena”. É um periodo de isolamento exigido pelos órgãos de fiscalização de vigilância sanitária da Europa. Não que seja isolamento, mas de espera. É como uma garantia do resultado da vacinação.

Essa é a parte mais demorada!! São 30 dias para a coleta do sangue, mais 30 dias para o resultado, e estando de acordo, mais 90 dias de quarentena. Um total de 150 dias em média!

Outro requisito básico para um pet entrar na União Europeia é o micro-chip.

 

Importantíssimo!!!!  No Brasil ainda não é, mas aqui é obrigatória a micro-chipagem! Por não termos esse costume ou regra no Brasil, vou explicar rapidinho do que se trata o micro-chip. O micro-chip é um dispositivo eletrônico do tamanho de um grão de arroz, que é introduzido debaixo do couro/pele do animal – um procedimento feito com uma seringa de forma muito rápida, sem necessidade de anestesia. O chip é uma plaquinha eletrônica que contém um código de rastreamento que pode ser lida com equipamento próprio – parecido com aqueles de leitura de código de barras. Com este código é possível entrar na página online do fabricante do chip e registrar os principais dados do animal e do dono do animal, como nome, endereço e telefone. Isso garante que o animal seja encontrado caso se perca.

Um dos detalhes que acho essencial ressaltar nesta fase é que a micho-chipagem deve ser feita antes da vacinação e da coleta de sangue. Esse foi um detalhe que quase nos custou a viagem das nossas gatinhas. É exigido que o micro-chip esteja no animal antes da última vacina antirábica e da coleta do sangue. Ao menos no papel! Acho que é uma forma de garantia para eles de que o animal que recebeu a vacina é o mesmo que tem aquele chip. Esta informação deve estar na documentação! A data da micro-chipagem deve ser anterior ou igual a data da última vacinação.

Também há outras coisas que são exigidas não só pela União Europeia, mas também por outros países. Um atestado médico comprovando que o animal está saudável, de que ele não tem nenhum problema de pele, nenhuma doença infectocontagiosa. E ele deve ser vermifugado. Além disto, o protocolo deve ser todo cumprido pelo veterináro. Mais uma forma de garantia de que o processo foi feito da forma correta. Depois de tudo isso, o veterinário vai preencher e assinar uma papelada que deve ser levada até a vigilância sanitária do aeroporto da sua cidade (não é necessário que seja no aeroporto onde o animal vai embarcar). No nosso caso, levamos a papelada no aeroporto em Curitiba e embarcamos só em São Paulo. E é somente esse órgão que pode liberar o certificado de transporte do animal. É quase como um passaporte para o pet!

lavar animais para a Europa - gato

 

Um detalhe muito portante é que esta última parte, o atestado do animal e a papelada no veterinário, deve ser levada ao orgão responsável por emitir o certificado de transporte do animal entre 3 a 1 dia antes da viagem. Isso mesmo!! Este certificado não vale muito mais de 3 ou 4 dias. Caso você faça muito antes, como uma ou duas semanas antes, no dia da viagem ele não vai valer mais. Não é necessário levar o pet, somente a documentação. Para que ocorra tudo bem leve à sério todo o processo anterior!! Pois caso você chegue nesta etapa e algum procedimento ou documento não esteja de acordo, corre o risco de você ter que refazer tudo. Foi o que quase aconteceu conosco!! Levamos a sério. Mas na hora de apresentar a documenação para o pessoal do aeroporto, para obter o certificado de transporte das nossas meninas, as datas da vacinação e da chipagem não batiam. Levamos um susto, pois faltavam só três dias para a viagem. Tivemos que retornar ao veterinário responsável e ele refez a papelada pra nós. Voltamos no dia seguinte no aeroporto e deu tudo certo. Granças a Deus!!!

 

Depois disto começa o processo do transporte em si…. As exigências das companhias aéreas, por exemplo! Mas este é um assunto para um próximo post!!

Espero poder ajudar você que está ou vai passar por este processo longo e estressante de lavar animais para a Europa!

Qualquer dúvida estamos a disposição!!

Grande abraço!! E até o próximo post!!!

 IMAGE: https://pixabay.com/de/katze-tiger-sofa-dalmatiner-hund-2525277/

https://pixabay.com/de/jelly-teppich-ghz-marie-katze-3202485/

Comente aqui