COMO É DIRIGIR NA EUROPA?

COMO É DIRIGIR NA EUROPA?

E aí galera!! Beleza? Hoje eu vou contar para vocês sobre como é dirigir na Europa.

Para você que vai viajar para a Europa e pretende dirigir por aqui, podem surgir algumas dúvidas sobre como é dirigir na Europa. Mas uma coisa eu posso dizer para você: é tranquilo! Basta seguir as dicas abaixo e você não terá com o que se preocupar!

Dica 1: limite de velocidade

Aqui na Europa é levado muito à sério o respeito ao limite de velocidade. A fiscalização é bem rigorosa, e acontece com o uso de radares fixos e móveis, como no Brasil. Portanto, você deve prestar bastante atenção às placas de sinalização que regulamentam a velocidade da via. Se a placa indica para você andar a no máximo 30km/h, faça isso, para que não receba uma multa inesperada.

Dica 2: regras de estacionamento

As regras de estacionamento são diferentes de país para país. Por exemplo, na Itália as vagas de estacionamento possuem faixas de demarcação com cores diferentes, que indicam o seguinte: faixa branca é exclusiva para residentes, faixa azul para turistas e visitantes e faixa amarela para pessoas com necessidades especiais ou ônibus. Após estacionar, não se esqueça de procurar o parquímetro para pagar o estacionamento, deixando o comprovante de pagamento no painel do carro (não só na Itália, mas em toda a Europa). E como acontece para o limite de velocidade, a fiscalização é bastante rigorosa.

Dica 3: respeite a regulamentação de tráfego

Essa dica é bastante importante para que você não cometa infrações. Placas como as de limite de velocidade, preferência, direção consentida, proibido estacionar, etc., são bastante importantes. E tem mais uma coisa: algumas placas são diferentes aqui pela Europa. Neste link Placas de trânsito importantes na Europa você encontrará algumas placas de trânsito europeias que facilitarão a sua vida durante o tempo que você estará dirigindo por aqui.

Dica 4: circulação na autoestrada

Geralmente as autoestradas na Europa possuem no mínimo duas faixas para o mesmo sentido de direção. E elas devem ser usadas para que se tenha uma boa circulação do tráfego. Para isso, você deve se atentar ao fato de que a faixa da esquerda deve ser usada somente para ultrapassagem. Se não estiver ultrapassando, fique na faixa da direita, pois podem haver veículos mais velozes que o seu. E além do mais, para não fugir à regra, a fiscalização é rigorosa, e você pode levar multa se não cumprir com essa regra.

Dica 5: uso da carteira de habilitação brasileira na Europa

Se você está planejando em alugar um carro na sua viagem pela Europa, não precisa se preocupar quanto ao fato de ter que tirar uma habilitação especial: a carteira de habilitação brasileira é aceita na Europa! Ao entrar na Europa, a sua habilitação brasileira tem validade por um período de 6 meses, a contar da data de entrada em solo europeu. Como o visto de turista vale por 3 meses, é tempo mais que suficiente para você dirigir por aqui sem se preocupar. Mas se você veio com outro tipo de visto, no qual a sua permanência na Europa seja superior a 6 meses, você precisará tirar uma carteira de habilitação europeia. Para saber mais informações, eu explico como fazer no vídeo Carteira de Habilitação na Europa do canal Europa by Lu & Jean.

Então pessoal, essas são as dicas de hoje!

Qualquer dúvida escreva aqui embaixo nos comentários!

Um grande abraço e até o próximo post!

Comente aqui