COMO ALUGAR MOTORHOME NA EUROPA?

COMO ALUGAR MOTORHOME NA EUROPA?

E aí galera!! Beleza? Hoje eu vou contar para vocês algumas dicas para alugar um motorhome aqui na Europa.

Alugar um motorhome é como alugar um carro! Assim como eu falei no post Como alugar um carro na Europa, você precisa seguir basicamente os mesmos passos. Você precisa definir o tipo de carro que corresponde às suas expectativas, ter em mente o quanto você quer pagar pela locação, escolher a locadora, o período de locação e o local onde você vai pegar o carro. Mas é claro, existem algumas particularidades a serem consideradas, as quais vou mencionar na sequência.

Primeiro passo: tipo de carro

Para o aluguel de um carro, você define o tipo de carro levando em consideração três fatores: número de pessoas, o período de viagem e a quantidade de bagagem.

Já para o aluguel de um motorhome, você vai definir o tipo de carro pela quantidade de pessoas que vão viajar. Isto porque o conceito de motorhome é de ser um veículo para transporte, ao mesmo tempo que é uma casa. Ou seja, você deve selecionar o tipo de veículo de acordo com a quantidade de pessoas que estarão viajando, para que todos possam ser acomodados no motorhome, inclusive para dormir. Existem alguns tipos de motorhome que possuem uma capacidade de transporte de pessoas maior do que a capacidade de leitos para dormir. Portanto, fica a dica: selecione o seu motorhome de acordo com a capacidade de leitos para dormir!

Outro fator bastante importante está ligado à relação do peso do veículo com a categoria à qual você está habilitado para dirigir. Ao tirar a carteira de motorista para dirigir veículos pequenos, a categoria para a qual você estará habilitado é a B. Com ela, você pode dirigir veículos que comportam o peso máximo de 3500kg. Normalmente os motorhomes mais comuns não ultrapassam essa quantidade de carga. Mesmo assim, você deve prestar atenção a esse importante detalhe, pois se a capacidade de carga do motorhome for acima de 3500kg, você precisará de uma habilitação com uma categoria superior à B.

Segundo passo: valor da locação

Após ser definido o tipo de carro pelo número de passageiros, chegou a hora de definir o quanto você quer pagar pela locação. Aqui vale o mesmo princípio do aluguel de carros: quanto mais você estiver disposto a pagar, mais opções você vai ter em relação à disponibilidade de modelos, aos acessórios disponíveis, itens de conforto, potência do motor, etc.

Terceiro passo: escolha da locadora

Para a escolha da locadora, você pode fazer uma procura diretamente em um site de busca na internet, como o Google, ou então utilizar um site de busca especializado em motorhomes, como este:Comparador de preços aluguel de motorhome

Você então deve escolher aquela empresa que mais se adequa às suas expectativas.

Quarto passo: reserva do motorhome

Este é um passo diferenciado quando comparamos com o aluguel de carros. Para que você alugue um motorhome, geralmente as locadoras solicitam que, no momento da reserva, você efetue o pagamento de uma parcela do aluguel. Algo como um sinal, no qual você está se comprometendo com a empresa de que vai alugar o motorhome.

Quinto passo: retirada do motorhome

Tendo definidos os passos 1, 2, 3 e 4, chegamos ao passo número 5: a retirada do motorhome. Aqui temos uma diferença bem grande quando comparado ao aluguel de carros. No aluguel do motorhome, a locadora vai explicar como funcionam todos os periféricos do veículo, como geladeira, fogão, banheiro, como encher o reservatório de água potável, como esvaziar o reservatório de água do esgoto e do banheiro químico, funcionamento da TV por satélite (se estiver disponível), contato em caso de pane do motorhome ou acidente, e por aí vai… É muito importante que você preste bastante atenção à explicação. E pergunte por cada detalhe, caso não tenha entendido exatamente o modo de funcionamento. Isto vai garantir que você aproveite ao máximo do seu motorhome, e tenha uma viagem a mais agradável possível! Assim como no aluguel de carro, preste atenção nas avarias que o veículo possui, e se certifique que todas estão presentes no contrato de locação. Isto evitará que você não seja responsabilizado por uma avaria que não produziu.

Tendo cumpridos todos esses passos, é só entrar no motorhome, dar a partida no motor e aproveitar a viagem!

Opa! Quase esqueci de duas considerações finais! A primeira delas diz respeito ao comprimento do motorhome. Quem está acostumado a dirigir carro pequeno, vai precisar tomar bastante cuidado com o comprimento do motorhome, principalmente na hora de manobrar! Os menores veículos podem ter um comprimento que parte de 6 metros, podendo chegar a mais de 7 metros. Portanto, calcule bem as suas manobras! Outra consideração diz respeito ao local para estacionar para passar as noites. Geralmente na Europa não é possível estacionar um motorhome em qualquer lugar. A prática mais comum é parar o motorhome em um camping no qual são aceitos motorhomes. Lá você pode ficar tranquilo, sabendo que terá toda a infraestrutura de que precisa para passar a noite ou então para ficar alguns dias. Fica aqui uma dica de site de busca de campings: Busca de camping para motorhome

Qualquer dúvida que você tiver, é só comentar aqui embaixo.

Um grande abraço e até o próximo post!

Beijão bem GRANDÃOZÃO!!!!!!!!!

Comente aqui